Odontopediatria

Sabemos da importância de cuidar da saúde bucal desde a maternidade, ou seja antes da concepção da criança. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças. A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal.

Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.

A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selantes dentários.

A moderna Odontologia caracteriza-se por promover a saúde bucal, por meio de técnicas comprovadamente eficazes de prevenção. Alimentação saudável, correta higiene bucal e ausência de hábitos nocivos, são atitudes preventivas. Mesmo quando a criança não apresentar cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries, problemas periodontais e oclusais.

Muitas alteraçoes de mordida ou mal oclusoes sáo detectadas na primeira dentiçao (decìdua) ou na dentiçao mista. Dependendo do tipo de problema, uma intervençao ou interceptacao pode ser oportuna e facilitar o desenvolvimento normal dos arcos dentários