Periodontia

A Periodontia é a área especializada da Odontologia para tratar e prevenir doenças ligadas aos tecidos que rodeiam e suportam os dentes. O bom funcionamento desses tecidos é essencial para manter uma saúde bucal adequada, além de ser a base de um sorriso bonito e dentes firmes e fortes.

A doença periodontal é uma infecção causada por um conjunto de bactérias que afetam da gengiva ao osso responsável pelo suporte do dente.
Existem três estágios da doença periodontal.

Gengivite

Trata-se de uma inflamação nas gengivas causada pelo acúmulo de bacterias presentes na placa dental. É revertida sem tratamentos muito complexos desde que não tenha afetado os ligamentos periodontais que “seguram” os dentes. Causa sangramento e sensibilidade nesta região.

Principais síntomas: Sangramento, gengiva inchada, dolorida e vermelha.

Periodontite

Essa fase já é mais complicada, já que os ligamentos periodontais estão muito danificados. É caracterizado pela formação de um espaço entre a gengiva e o dente – a bolsa periodontal.

O problema é que essa bolsa periodontal favorece ainda mais o acúmulo de resto de alimentos e bactérias, o que agrava a situação e entra em um ciclo vicioso – quanto maior a bolsa, mais bactérias; quanto mais bacterias e maior a bolsa. A limpeza adequada é essencial para reverter esse quadro, muitas vezes com auxilio de pequeñas cirurgias, como ou sem enxertos òsseos.

Principais síntomas: os mencionados na gengivite, mais a gengiva retraída, mau hálito, dores ao comer alimentos mais duros e extrema sensibilidade (dependendo do biotipo, ou fenotipo gengival.

Periodontite avançada

Essa fase da doença pode levar a perda de dentes. Como o sistema de sustentação dos dentes já está muito destruído, o elemento dentário também pode ficar abalado e se movimentar, afetando muito a estética do sorriso e o funcionamento da boca.

Em muitos casos é preciso fazer a extração dos dentes comprometidos no arco e achar uma solução na Implantologia.

Sintomas:  Todos os mencionados acima, com a presençca de pus ao redor dos dentes e dente “amolecido”.

Infeções peri-implantes

São condições patológicas ao redor de implantes dentários. Basicamente, as mesmas condiçoes que afetam os tecidos periodontais (ao redor dos dentes) podem ser encontradas nos implantes dentários.

A mucosite é uma inflamação e ulceração dos tecidos moles que envolvem um implante, sendo uma resposta hostil aos microrganismos patogênicos periodontais.

Os sinais e sintomas típicos podem ser descritas da seguinte forma:

• Sangramento à sondagem
  • Vermelhidão e inchaço do tecido mole ao redor do implante dentário
  • Ausência de perda de osso que suporta os dentes

A peri-implantite, um processo inflamatório destrutivo que afeta tanto o tecido mole e o tecido rígido ao redor de um implante dentário, é mais grave e leva à perda de osso.

das doenças, conforme discutidas em várias conferências de consenso,

Os sinais e sintomas típicos da peri-implantite sao:

• Defeito ósseo em forma de cratera
  • Sangramento e/ou supuração na sondagem clinica
  • Ausência de mobilidade do implante
  • Sondagem de profundidade peri-implantar acima de 4 mm

Um diagnóstico confiável da peri-implantite exige a presença simultânea de todos os sinais e sintomas acima indicados. Uma única característica não é suficiente para o diagnóstico. (FIGURA GEISTICH)

Justamente por se tratar de uma doença, a peri-implantite pode causar muito desconforto para a pessoa, com dores e incômodos, podendo também afetar a autoestima da pessoa.

Ainda persiste um mito popular comparativo dos implantes dentarios como a terceira dentiçao humana, e pior que esse ainda  é o de que uma vez instalados nao precisa mais se preocupar. Desta forma, é indispensável a manutençao dos tecidos ao redor dos implantes, assim como a dos dentes naturais.

O controle da placa bacteriana é sempre uma parceria com o cliente e o profissional que o orienta. As radiografías dentarias, além de indispensaveis no planejamento reabilitador, sáo grande aliadas para o diagnostico complementar dessas patologías cada vez mais comuns na nossa clínica.